quinta-feira, 14 de junho de 2007

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

PRIMEIRA AULA:

Apresentação dos conceitos de Ecologia Integral.

SEGUNDA AULA:

Comentários no caderno sobre os três tipos de paz. Elaboração de propostas para a realização da Ecologia Integral.

TERCEIRA AULA:

Os alunos farão a digitação dos comentários sobre Ecologia Integral, na sala de Informática.

QUARTA AULA:

Reflexão sobre a paz íntima a partir da audição e interpretação das músicas "A Paz", como Zizi Possi e "Pensamento" com Cidade Negra.

QUINTA AULA:

Ilustração das músicas acima.

SEXTA AULA:

Estudo do texto: "Higiene e Saúde", do professor Ronan. Interpretação e comentário no Blog.

SÉTIMA AULA:

Digitar os comentários sobre o texto "Higiene e Saúde", no Blog.

OITAVA AULA:

Exibição do filme "Alvero - o pequeno anjo da Colômbia" para reflexão sobre a atuação de cada um na construção da paz social.

NONA AULA:

Discussão sobre os valores mostrados no filme. Passar roteiro de pesquisa extra classe sobre personagens que trabalharam ou trabalham pela paz. Sugestões: Gandhi, Martin Luter King, Madre Teresa de Calcutá, Betinho ou outra pessoa da comunidade.

os alunos também serão orientados a propor e realizar um ato de caridade. Relatar o que fez e como se sentiu após a realização do ato.

DÉCIMA e DÉCIMA PRIMEIRA AULAS:

Apresentação da pesquisa acima e dos relatos dos atos de caridade. 8 grupos, sendo 7 grupos com 4 alunos e um grupo com 5 alunos.

DÉCIMA SEGUNDA AULA:

Conscientização sobre a realidade dos sinais que a natureza que a natureza tem dado ao homem, em função do atos violentos que ele tem cometido contra ela. Através da exibição do documentário "Mudanças Climáticas" Greenpeace (50 minutos).

DÉCIMA TERCEIRA AULA:

Reflexão sobre o filme.

Propostas efetivas de paz com o meio ambiente. Para casa

DÉCIMA QUARTA :

Plantio de mudas de flores em potes de material reciclável (potes de manteiga e garrafas pets) e após o cultivo presentear um parente ou pessoa bem querida.

Plantio de sementes de flores que ficarão na escola e após sorteiro (amigo oculto), cultivando "fazer o bem, sem olhar a quem" ou "amor incondicional".

DÉCIMA QUINTA AULA:

Apresentar para os alunos algumas apresentações no power point com mensagens de paz e sobre personagens que trabalharam pela paz, como Madre Tereza de Calcutá.

Os alunos criarão apresentações no IMPRESS com objetivo de divulgar o que aprenderam sobre os valores humanos e a cultura da paz.

4 comentários:

Andrea disse...

Muito legal o blog e o projeto de vocês. O tema super atual e importantíssimo nos dias de hoje. Parabéns

Gustavo Aguilar Tolentino disse...

O blog é muito legal espero que continue assim.

Anônimo disse...

fe em deus qui ele e justo ei irmao nuca se esquesa da quarta gurreira levante a cabeça truta onde estive seija la como for tenha fe por que a te no lixao nasce flor ore por nos pastor lembra da gente do culto dessa noite os irmaos segui em frente adimiro os crente da lisensa aqui mo funçao mo tabela po escuta ai...

Unknown disse...

Olá!

Parabéns pelo Blog. O encontrei numa pesquisa sobre o documentário "O Pequeno Anjo da Colômbia". Há tempos o procuro, sem sucesso. Gostaria de saber se vocês podem me conseguir uma cópia. Estudo medicina, quero apresenta-lo aos colegas e às outras turmas. Ficarei muito grato. Obrigado.
Daniel - danielvicente@ig.com.br