terça-feira, 31 de julho de 2007

TEXTO PARA REFLEXÃO SOBRE A PAZ ÍNTIMA

O texto a seguir é de autoria do professor Ronan Barbosa e foi discutido pela professora Isabel com os alunos da 13B, com objetivo de refletir e propor ações de paz íntima


















HIGIENE E SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL
Autor: Ronan Barbosa

A higiene com o corpo físico é muito importante para termos saúde. Mas, por incrível que pareça, isso é só o começo!! Só o começo!? Mas, por quê?
Porque nós não somos feitos só de corpo físico. Uai! Mas, como é isso? É verdade, estudos mais recentes, citam além do corpo físico, o corpo emocional, o corpo mental. . .
O corpo emocional é formado pelo conjunto de nossas emoções: esperança, amor, confiança, paz, solidariedade, alegria!!! Também temos: tristeza, medo, inveja, insegurança, ódio e outros. . . Quais deles predominam em seu corpo emocional?
Já o corpo mental, constitui-se do conjunto dos pensamentos que vêm em nossa mente e predominam em nossa cabeça.
Pensamentos bons ou ruins, otimistas ou pessimistas. Então, é preciso cuidarmos também da higienização dos corpos mental e emocional para termos uma saúde integral. Mas, como?
Pode-se adquirir maior saúde mental evitando o máximo possível programas de TV como o "Cidade Alerta" e "Ratinho", filmes de violência ou qualquer mídia que enfatize as brigas, a injustiça, os desrespeito ao próximo. Pois estes fazem crescer em nós a falta de esperança no ser humano e nas suas boas ações, hna justiça e num mundo melhor. Fazendo crescer em nós também o medo, a insegurança, a tristeza, a raiva e a violência.
Ainda, é preciso cuidado com as músicas. O que diz a letra? Mensagens boas, positivas e dignas de serem retidas na mente e repetidas. E o seu ritmo, nos tranquiliza ou nos deixa agitados?
Só evitar as emoções e pensamentos negativos é suficiente? Não!!! Então, o que fazer? Alimentar nossos corpos mentais e emocionais com programas e filmes que nos tragam emoções mais positivas, mensagens mais belas e enriquecedoras. Ouvir música de boa qualidade e variar o que se ouve já é um bom começo. Ah, cantar e dançar também é muito bom!!!
Ler textos que nos falem de ações positivas feitas pelo ser humano, como a obra de Gandhi pela paz, o que tem sido feito para combater a fome, a AIDS e outros problemas da humanidade como a seca do Nordeste e a destruição da ntureza.
Também, temos a oração e a meditação como valiosos recursos!
Pronto! Agora acabou! Não!!! Ainda tem o cuidado com a higiene de nossas roupas e calçados, a nossa casa, a rua, o meio ambiente. Mas, isso é assunto para outro dia.
AGORA REFLITAM, DEBATAM E REGISTREM SUAS IDÉIAS NO CADERNO.

7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto. Com este podemos refletir sobre a importância da paz interior, a higiene mental e física. Desta forma, cada um contribui para um mundo melhor, semeando a paz para colhermos o fruto.

Thaynara Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaynara Morais disse...

parabens por esse trabalho maravilhoso ,assim podemos refletir sobre a paz higiene mental e fisica.
com essa sabedoria podemos nomear um mundo melhor semeando a paz!

Unknown disse...

Adorei o blog.
E importante mostrar para as pessoas q. a paz deve estar presente nas nossas vidas pois sem ela o mundo fica sem espectativa de um mundo melhor.
Amei a parte da ecologia.
A nossa escola tem q. mudar,falta um pouco de paz.Esse projeto ja esta esta causando um efeito positivo.Otimo trabalho
31 de maio de 2007

zulmeire disse...

ei Ronan, muito legal os desenhos de seus alunos, estão de parabéns bj zulmeire

Cátia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cátia disse...

Oi Ronan!Parabéns pela criatividade e interesse que você demonstra em sensibilizar seus alunos quanto a importância da paz interior... O mundo necessita de pessoas, que como você, tem o olhar sensível e voltado para o outro.Paz e bem!