terça-feira, 31 de julho de 2007

TEXTO PARA REFLEXÃO SOBRE A PAZ ÍNTIMA

O texto a seguir é de autoria do professor Ronan Barbosa e foi discutido pela professora Isabel com os alunos da 13B, com objetivo de refletir e propor ações de paz íntima


















HIGIENE E SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL
Autor: Ronan Barbosa

A higiene com o corpo físico é muito importante para termos saúde. Mas, por incrível que pareça, isso é só o começo!! Só o começo!? Mas, por quê?
Porque nós não somos feitos só de corpo físico. Uai! Mas, como é isso? É verdade, estudos mais recentes, citam além do corpo físico, o corpo emocional, o corpo mental. . .
O corpo emocional é formado pelo conjunto de nossas emoções: esperança, amor, confiança, paz, solidariedade, alegria!!! Também temos: tristeza, medo, inveja, insegurança, ódio e outros. . . Quais deles predominam em seu corpo emocional?
Já o corpo mental, constitui-se do conjunto dos pensamentos que vêm em nossa mente e predominam em nossa cabeça.
Pensamentos bons ou ruins, otimistas ou pessimistas. Então, é preciso cuidarmos também da higienização dos corpos mental e emocional para termos uma saúde integral. Mas, como?
Pode-se adquirir maior saúde mental evitando o máximo possível programas de TV como o "Cidade Alerta" e "Ratinho", filmes de violência ou qualquer mídia que enfatize as brigas, a injustiça, os desrespeito ao próximo. Pois estes fazem crescer em nós a falta de esperança no ser humano e nas suas boas ações, hna justiça e num mundo melhor. Fazendo crescer em nós também o medo, a insegurança, a tristeza, a raiva e a violência.
Ainda, é preciso cuidado com as músicas. O que diz a letra? Mensagens boas, positivas e dignas de serem retidas na mente e repetidas. E o seu ritmo, nos tranquiliza ou nos deixa agitados?
Só evitar as emoções e pensamentos negativos é suficiente? Não!!! Então, o que fazer? Alimentar nossos corpos mentais e emocionais com programas e filmes que nos tragam emoções mais positivas, mensagens mais belas e enriquecedoras. Ouvir música de boa qualidade e variar o que se ouve já é um bom começo. Ah, cantar e dançar também é muito bom!!!
Ler textos que nos falem de ações positivas feitas pelo ser humano, como a obra de Gandhi pela paz, o que tem sido feito para combater a fome, a AIDS e outros problemas da humanidade como a seca do Nordeste e a destruição da ntureza.
Também, temos a oração e a meditação como valiosos recursos!
Pronto! Agora acabou! Não!!! Ainda tem o cuidado com a higiene de nossas roupas e calçados, a nossa casa, a rua, o meio ambiente. Mas, isso é assunto para outro dia.
AGORA REFLITAM, DEBATAM E REGISTREM SUAS IDÉIAS NO CADERNO.