quarta-feira, 27 de junho de 2007

O QUE É PAZ?


"Paz não é um atributo passivo, Paz é a concentrada atividade da força positiva!"


Ilustração feita pelo aluno Anderson

Ilustração feita pela aluna Mayara


Ilustração feita pelo aluno Fernando

Ilustração feita pela aluna Débora


Ilustração feita pelo aluno Bruno


Letras de duas músicas trabalhadas com os alunos.

Os alunos ouviram a música, leram a letra, refletiram e debateram sobre as questões propostas. Depois apresentaram outras questionamentos e fizeram ilustrações sobre os temas das músicas.

Música: A Paz
Cantora Zizi Possi


A paz invadiu o meu coração
De repente me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez o mar da revolução
Invadir meu destino, a paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão na paz
Eu pensei em mimEu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim, vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

Música: Pensamento
Banda: Cidade Negra

Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra vocêVocê vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecerPensamento é um momento
Que nos leva a emoçãoPensamento positivo
Que faz bem ao coração
O mal nãoO mal não
Sempre que para você chegar
Terá que atravessar
A fronteira do pensar
A fronteira do pensar
E o pensamento é o fundamento
Eu ganho o mundo sem sair do lugar
Eu fui para o Japão
Com a força do pensar
Passei pelas ruínas
E parei no Canadá
Subi o Himalaia
Pra no alto cantar
Com a imaginação que faz
Você viajar, todo mundo
Estou sem lenço e o documento
Meu passaporte é visto em todo lugar
Acorda meu Brasil com o lado bom de pensar
Detone o pesadelo pois o bom
Ainda virá
Você precisa saber
O que passa aqui dentro
Eu vou falar pra vocêVocê vai entender
A força de um pensamento
Pra nunca mais esquecer
Custe o tempo que custar
Que esse dia virá
Nunca pense em desistir, não
Te aconselho a prosseguir
O tempo voa rapaz.
Pegue seu sonho rapaz
A melhor hora e o momento
É você quem faz
RecitemPoesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei
Recitem poesias e palavras de um reiFaça por onde que eu te ajudarei
Recitem poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei
Recitem poesias e palavras de um rei
Faça por onde que eu te ajudarei

PROPOSTA:
1. Vamos ouvir as duas músicas de coração aberto, sem pré-julgamentos.
2. Que sensações a música “A paz” lhe transmitiu?
3. O que você costuma fazer para ficar em paz?
4. O que você entendeu da música “Pensamento”?
5. Destaque a estrofe da música pensamento que você mais gostou.
6. Você acredita na força do pensamento? O que é possível fazer com o pensamento?
7. Os pensamentos positivos e as palavras do bem podem mudar o mundo para melhor?
8. Você já ouviu a expressão “Faça por onde e eu te ajudarei”? O que você pensa desta frase?

O aluno Bruno Reis escreve sobre a paz.

Aluno:Bruno José Reis

Eu acho que podemos discutir um pouco de ecologia integral, você não acha?
Bom no meu pensamento sobre paz integral, ou seja, é você aproveitar de tudo um pouco, ou seja, ser bem humorado, estar de bem com a vida, ser amigo da natureza. Só você fazendo tudo isso veja que beleza.
Você praticando a ecologia integral você ajuda o mundo a mudar para melhor, você pode mudar o mundo e a si mesmo, tendo amor pelo próximo e ser amigo da natureza sendo assim você poderá agradar e encantar as pessoas e agradando a si mesmo.
Com a ecologia integral você pode se torna mais feliz, você também pode mudar seu interior “melhor dizendo” amando as pessoas do jeito que elas são, sabendo conviver em união. Sendo assim você vai ser uma pessoa agradável de conversar, poderá fazer amizades fáceis, basta você querer e abrir o seu coração e deixar a paz domina-lo e fazer a sua parte. Assim você será muito mais feliz!
Viu como é fácil com apenas três letras PAZ, você muda para melhor?Faça isso seja da paz você não vai se arrepender!!!

A aluna Lorrainy Caroline escreve o que Ecologia Integral.





Aluna: Lorrainy Caroline Gomes dos Santos.

A ecologia integral para mim é quando uma pessoa se encontra numa situação estável e consegue o mesmo bem-estar com outra pessoa e no ambiente em que se vive no dia-dia.
Também é quando uma pessoa respeita as leis da sociedade e da natureza.
O que devemos fazer para atingir a ecologia integral?
A primeira coisa que devemos fazer para conseguirmos é ter a paz conosco, é conseguir enxergar o que fazemos para melhorar, e não piorar a situação em que se encontra a natureza hoje ou no futuro, que é bem provável que não irá existir. Podendo estar em extinção as árvores com frutos para podermos apreciar os deliciosos alimentos que a natureza dá, mas em troca ela pede nosso cuidado.
Uma ação para a paz íntima: Gostar de si mesmo.
Uma ação para a paz social: Respeitar as leis da sociedade.
Uma ação para a paz ambiental: Não jogar lixo ou qualquer outra coisa que prejudica a natureza.

A aluna Ketlen Francine escreve o que é Ecologia Integral.

CULTURA DE PAZ


O que é ecologia integral?
Aluna: Ketlen Francine dos Santos Belo.

Eu acho que é estar bem consigo mesmo com seu espírito, com o mundo, ou seja, estar bem com você e com o mundo.
Eu acho interessante, é importante você estar bem com você para poder passar isto para outras pessoas.Você estando bem com você, as pessoas e o mundo vão estar cumprindo todos os requisitos para um mundo melhor.
Ecologia integral é a mistura de ecologia social, que é a busca e integração do ser humano com a sociedade, ecologia pessoal que é paz consigo mesmo visando saúde física, emocional, mental e espiritual. Ecologia ambiental, que é paz e integração com a natureza facilitando o processo de conscientização e sensibilização no sentido da reeducação do consumo e do desperdício.
Para que a ecologia integral seja executada devemos olhar mais ao nosso redor como o mundo que era tão bonito esta sendo destruído, como pessoas morrendo por motivos “bobos”, olhar para nós mesmos e nossas atitudes e vermos que tudo o que está acontecendo tem uma solução bem simples usar a ECOLOGIA INTEGRAL.

domingo, 24 de junho de 2007

VISITA DOS ALUNOS DA 13B AO NTE - BETIM



No dia 22/06/2007, os alunos da 13B, acompanhados pelos professores Kênia e Ronan, fizeram uma visita ao Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE -Betim, onde foram recepcionados por Cleusa e Eliana.

O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos o uso dos recursos da Internet, uma vez que nossa escola não possui acesso a mesma.

No NTE, os alunos acessaram o blog do projeto "Semeando Paz" e postaram seus comentários. Além disso, visitaram outros blogs de escolas da rede municipal e também postaram comentários.

A visita foi muito produtiva. Nem vimos o tempo passar. O período de 8:00 às 11:15, passou muito rápido e os alunos nem queriam ir embora, por isso desejamos voltar.

Agradecemos de coração, toda a atenção com que fomos tratados.
























Agradecemos à Cleusa que além de orientar o trabalho com os computadores, foi nossa fotográfa oficial. Sendo a autora de todas as fotos desta postagem.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

PRIMEIRA AULA:

Apresentação dos conceitos de Ecologia Integral.

SEGUNDA AULA:

Comentários no caderno sobre os três tipos de paz. Elaboração de propostas para a realização da Ecologia Integral.

TERCEIRA AULA:

Os alunos farão a digitação dos comentários sobre Ecologia Integral, na sala de Informática.

QUARTA AULA:

Reflexão sobre a paz íntima a partir da audição e interpretação das músicas "A Paz", como Zizi Possi e "Pensamento" com Cidade Negra.

QUINTA AULA:

Ilustração das músicas acima.

SEXTA AULA:

Estudo do texto: "Higiene e Saúde", do professor Ronan. Interpretação e comentário no Blog.

SÉTIMA AULA:

Digitar os comentários sobre o texto "Higiene e Saúde", no Blog.

OITAVA AULA:

Exibição do filme "Alvero - o pequeno anjo da Colômbia" para reflexão sobre a atuação de cada um na construção da paz social.

NONA AULA:

Discussão sobre os valores mostrados no filme. Passar roteiro de pesquisa extra classe sobre personagens que trabalharam ou trabalham pela paz. Sugestões: Gandhi, Martin Luter King, Madre Teresa de Calcutá, Betinho ou outra pessoa da comunidade.

os alunos também serão orientados a propor e realizar um ato de caridade. Relatar o que fez e como se sentiu após a realização do ato.

DÉCIMA e DÉCIMA PRIMEIRA AULAS:

Apresentação da pesquisa acima e dos relatos dos atos de caridade. 8 grupos, sendo 7 grupos com 4 alunos e um grupo com 5 alunos.

DÉCIMA SEGUNDA AULA:

Conscientização sobre a realidade dos sinais que a natureza que a natureza tem dado ao homem, em função do atos violentos que ele tem cometido contra ela. Através da exibição do documentário "Mudanças Climáticas" Greenpeace (50 minutos).

DÉCIMA TERCEIRA AULA:

Reflexão sobre o filme.

Propostas efetivas de paz com o meio ambiente. Para casa

DÉCIMA QUARTA :

Plantio de mudas de flores em potes de material reciclável (potes de manteiga e garrafas pets) e após o cultivo presentear um parente ou pessoa bem querida.

Plantio de sementes de flores que ficarão na escola e após sorteiro (amigo oculto), cultivando "fazer o bem, sem olhar a quem" ou "amor incondicional".

DÉCIMA QUINTA AULA:

Apresentar para os alunos algumas apresentações no power point com mensagens de paz e sobre personagens que trabalharam pela paz, como Madre Tereza de Calcutá.

Os alunos criarão apresentações no IMPRESS com objetivo de divulgar o que aprenderam sobre os valores humanos e a cultura da paz.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

1. TEMA DO PROJETO: Cultura de Paz.

2. TÍTULO DO PROJETO: Semeando Paz.

3. PÚBLICO ALVO: Alunosdo 1º ano do quarto ciclo - 13 anos - Turma 13B.

4. LOCAL: Escola Municipal Maria Aracélia, localizada no Bairro Itacolomi, no município de Betim, Minas Gerais, Brasil.

5. TEMPO: As atividades serão desenvolvidas no período de 25/05 Á 28/06.

OBS.: esta data estender-se-a em função das reduções, paralizações e outros imprevistos que ocorreram no período

6. PESSOAS ENVOLVIDAS: Professores Ronan, Kênia e Isabel, respectivamente de Informática, Geografia e Ensino Religioso, juntamente com os alunos da 13B.

7. OBJETIVOS:
* Desenvolver o conceito e a prática de uma ecologia integral.
* Contribuir para a construção de uma cultura de paz.
* Identificar os aspectos que contribuem para o aumento da violência, refletindo sobre alternativas pacíficas.
* Desenvolver valores que contribuam para uma sociedade mais humana.
* Utilizar os recursos tecnológicos como ferramentas a serviço da formação de valores.
*Desenvolver a oralidade e postura pacífica nos debates

*Exercitar a oralidade na apresentação dos trabalhos
*Aprimorar a interpretação e a ortografia através dos questionários dos textos estudados, e das postagens no blog.

8. JUSTIFICATIVA:
A realidade global de violência em vários níveis e em todas as camadas sociais pede com urgência o desenvolvimento dos valores humanos junto com os alunos, para que através do exercício dos mesmos possamos contribuir para a construção de um mundo pacífico, no qual seja viável a sobrevivência humana com dignidade, convivência harmoniosa entre os seres humanos e destes com mãe a natureza.

9. RECURSOS UTILIZADOS:
- Textos de vários gêneros: poesia, música, crônicas, parábolas, contos, preces, notícias e outros.
- Computadores da Bibilioteca e da Sala de Informática.

- TV ,DVD e Micro System da escola.
- Documentário "alvero - o pequeno anjo da Colômbia".
- Filme "Madre Tereza de Calcutá".
CD´S: Marcus Viana, Zizi Possi, Gilberto Gil, Legião Urbana, Jota Quest e outros.
- Fundamentação teórica sobre Ecologia Integral, da Revista cologia Integral.
- Murais e painíes na sala da turma e na escola.

- Biblioteca da escola para pesquisa.

10. AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO:
1) Construir coletivamente o conceito de Ecologia Integral: paz íntima, paz social e paz ambiental, através de leitura e debates de textos.

2) Aprofunddamentoda idéia de paz íntima: estudo do texto "Higiene e Saúde", de autoria do professor Ronan. Audição e interpretação de músicas que inspirem bons sentimentos, com a "A paz " com Zizi Possi e "Pensamento", com Cidade Negra.

3) Reflexão sobre a paz social - a contribuição de cada um. Exibição do filme "Alvero - o pequeno anjo da Colômbia" para debate. Propor uma atitude pessoal de cada aluno, como um ato de caridade. O aluno deve escrever o que fez e como se sentiu após a realização do ato.

4) Ação de paz ambiental: plantio de flores em potes de material reciclável (potes de manteiga e garrafas pets), após o cultivo, presentear um colega com a mesma. Reflexão sobre a lixeira da sala de aula e a coleta seletiva de lixo.

5) Fazer desenhos nos programas editores de desenhos que serão utilizados para produzir apresentações com mensagens de paz e sugestões para vivenciar todas as formas de paz.

11. CRONOGRAMA: na próxima postagem.

12. AVALIAÇÃO: A avaliação será qualitativa, não serão atribuídos pontos à participação do aluno, mas serão feitos relatos pelos mesmos e pelos professores procurando ressaltar os ganhos com o projeto. Será incentivada a autonomia e a auto-avaliação. É desejável que o aluno seja capaz de reconhecer seus progressos e os aspectos nos quais precisa evoluir.

13. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- Revista Ecologia Integral.
- Livros: Educação para a paz - Teoria e prática.- Xersús R. Jare

- A paz começa com você - Ken O'Donnel
- Em Busca da Transformação - A filosofia pode mudar sua vida - Waldir Pedro
- Filme; " Alvero: O anjo da Colômbia"

- Músicas : Pensamento ( Cidade Negra ), A Paz ( Gilbrto Gil ), CD Brasil Matutu ( Udiyana Bhanda ) e outros...
- http://www.ecologiaintegral.org.br/
- http://www.sathyasai.org.br/